EXERCÍCIO DA PIEDADE

A imagem do texto é tirada dos exercícios ginásticos. Implica esforço moral, renuncia uso regular de todos os meios, para conseguir o alvo. 

A) Exercício físico pode ser entendido em dois sentidos: 1. o treinamento do corpo com fins de atletismo; 2. o das maverações e mortificações da carne, de acordo com as tendências do ascetismo da época.
 
A recomendação sobre o exercício da piedade, muito oportuna para o jovem Timóteo, porque embora educado sob a influência de um lar piedoso, estava sujeito, no meio em que exercia seu ministério, a influxos vários que poderiam comprometer a sua espiritualidade.
 
O espírito da criança, como o do jovem e o do adulto, precisa ser constantemente exercitado e orientado na piedade. Responsabilidade dos pais, professores e mentores espirituais que não podem negligenciar esse dever em face dos perigos e prejuízos decorrentes das má companhias, conversações, falso ideais e outros elementos que corrompem o caráter.

A piedade é exercida através dos vários meios de graça, como a leitura da Bíblia, obras de caridade.
 
Recompensa da piedade. O exercício físico tem vantagens que não podem ser desprezados, na vida presente, mas o exercício espiritual é grandemente proveitoso, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser. Utilidade para o presente e para a eternidade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem